quarta-feira, 15 de junho de 2011

HOJE LEMBREI COM CARINHO DO MEU PAI

Hoje eu esta viajando para Santo Tomé na Argentina, com minha querida mulher Rozane ( Nani ), foi quando ela me chamou a atenção para olhar o eclipse lunar, olhei para céu e recordei de minha infância. pois meu pai Oracy Dornelles sempre quando tinha algum  fenomeno cósmico ( passagem de cometas, visualizar os aneis de saturno, eclipes,etc... ) colocava todos seus telescópios na praça Moisés Viana de Santiago, para população observar o céu e viajar em suas imaginações. Estas fotos são de meu pai preparando os telescópios para  observar os astros:   ABAIXO SEGUE IMAGENS DO FENOMENO DE HOJE
Na noite desta quarta-feira (15), a lua apareceu já eclipsada no céu brasileiro. O eclipse total do corpo celeste pôde ser observado por cerca de uma hora e quarenta no Brasil, a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. O fenômeno pôde ser visto em várias partes do mundo, tendo melhor visualização na Ásia, Austrália e América do Sul. Foi possível, inclusive, acompanhá-lo em tempo real por um streaming do Youtube promovido pelo Google. Veja a galeria:


<span>Nas Filipinas, a Lua chegou a ficar vermelho escura</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lua ficou laranja</span> - <strong>Foto: AE</strong> <span>Lua aparece avermelhada e pela metada acima da vila de Zejtun, em Malta</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Sérvio passa pela Lua vermelha em Belgrado</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Lua parcialmente coberta nos céus da Bulgária</span> - <strong>Foto: AP</strong> <span>Eclipse visto em Curitiba, capital do Paraná</span> - <strong>Foto: AE</strong> <span>Cor e sombra se misturam nos momentos finais do eclipse em Madri</span> - <strong>Foto: EFE</strong> <span>Lua brilha forte durante eclipse em Beirute, no Líbano</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>Homem observa eclipse com telescópio, em Kuala Lumpur</span> - <strong>Foto: Reuters</strong> <span>No Zimbabwe, pode ser observado contraste entre sombra e luz</span> - <strong>Foto: AP</strong>
Nas Filipinas, a Lua chegou a ficar vermelho escura - Foto: AP
1/10

Mais cedo que no Brasil, o observatório de Sydney, na Austrália, informou que o eclipse começou às 3h25 da quinta-feira (14h25 de quarta-feira no horário de Brasília) e pode ser visto por mais de uma hora e 35 minutos. Em vários locais, a Lua apareceu avermelhada, por conta das cinzas do vulcão chileno Puyehue na atmosfera. Foi o mais longo eclipse lunar desde 2000.
O eclipse lunar total acontece quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. A passagem da lua pela sombra da Terra durou 5 horas e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário